Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.Esoterismo -PortalParaOAutoconhecimentoPorGiseleLopesDeMoraesr1.1 - 16 Sep 2005 - 13:28 - TWikiGuest

Start of topic | Skip to actions
E S O T E R I S M O – PORTAL PARA O AUTOCONHECIMENTO

Esoterismo é uma ciência oculta que tem como objetivo nos ajudar na busca do autoconhecimento. Desde o seu surgimento, vários oráculos foram responsáveis por desvendar o futuro e colaborar com a solução de problemas de muitas pessoas.

A fé move uma energia incapaz de ser explicada cientificamente, mas que, mesmo sendo definida como acaso ou coincidência, em muitas vezes foi capaz de mudar a vida de uma legião de seguidores dessa linha.

Para entrar efetivamente em contato com essas energias ocultas é necessário atingir um determinado nível de evolução espiritual. Essa evolução só é possível através de técnicas específicas, como o Yôga, o Tai Chi Chuan, a meditação ou até mesmo o Budismo, por exemplo.

Apesar da existência de muitos charlatões que denigrem a imagem do pensamento holístico, com senso de observação é possível identificar má fé e dissimulação em poucos instantes.

Grande parte dos profissionais ‘do bem’, (como eles mesmos se intitulam), o fazem por acreditarem num dom que lhes foi atribuído e deve ser utilizado pelo bem social.

A busca pela própria essência do ser, do “Eu” interior, pode ser direcionada a uma gama de oráculos e terapias alternativas disponíveis. Cada uma possui um foco, uma filosofia, um fundamento que devem ser aliados a uma grande dose de intuição e uma predisposição espiritual do místico que o manipula.

Incluídas na linha esotérica estão variadas terapias que trabalham a parte energética, espiritual e mental, podemos citar como mais procuradas a terapia floral (florais de Bach), a acupuntura, psicanálise, cromoterapia, terapia corporal, fitoterapia, terapia ortomolecular e reiki. O Brasil possui cerca de 150 mil profissionais atuantes na terapia holística.

No caso dos oráculos, não há uma regra a ser seguida para os responsáveis por sua interpretação. Cada um contribui com a sua própria técnica de leitura, mas em alguns casos a previsão é bem precisa e independe da intuição do místico, como na quiromancia (estudo das linhas das mãos), por exemplo. Não tão precisas, mas interpretadas com mais técnica do que intuição são a astrologia e numerologia. Ambas trabalham com tendências e não propriamente com o destino. Apoiados na intuição e energia de quem os lê estão o tarot, I Ching, cartomancia, geomancia, borra de café, búzios e runas.

Basicamente em todos os casos, quem responde às perguntas somos nós mesmos, através do nosso inconsciente que é muito mais sábio e que não costumamos consultar no dia-a-dia. A energia está dentro de nós. Infelizmente para muitas pessoas, consultar um oráculo é livrar-se da responsabilidade de refletir sobre as questões e de decidir como resolver os problemas, ou ainda pior, alguns acreditam que ele deve mostrar uma resposta rápida e satisfatória.

Os oráculos e as terapias alternativas nada mais são do que meios de chegarmos à nossa própria essência, compreendendo quem somos e quais são nossos anseios. Aos profissionais cabe apenas uma pequena contribuição para que cada um de nós seja capaz de abrir seu próprio caminho.

Gisele Lopes de Moraes

-- Main.guest - 31 Aug 2004
to top


You are here: Agora > TrabalhoDeConclusaoDeCursoDeGestaoDeConhecimentoTurma2ll? > Esoterismo -PortalParaOAutoconhecimentoPorGiseleLopesDeMoraes

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback